sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Tempero Caseiro

Com a casa limpa e arrumada, inclusive decorada para o natal, estou conseguindo me dedicar um pouco mais à cozinha. Isso é algo que me deixa muito feliz! Então com as festas de fim de ano chegando, é sempre bom termos tudo na máxima ordem, sim, porque sempre surgem os imprevistos e queremos descansar para aproveitarmos as festas.

Uma das coisas que sempre me ajuda por aqui é ter à mão um bom tempero para agilizar e facilitar a vida na cozinha. Eu evito, ao máximo, utilizar temperos prontos, principalmente aqueles em pó. Muito sódio, muito conservante, muito isso e aquilo... eu prefiro os mais naturais pois sempre digo que nasci no século errado e entre esses motivos antigamente todo mundo era mais saudável e até parecia mais feliz.

Aqui eu gosto de variar o sabor, então não faço muita quantidade para sempre estar produzindo aromas e sabores diferentes. A receita abaixo eu uso para todas as carnes, arroz e feijão. Contudo, em cada preparo sempre dou um toque diferente, acrescentando mais alguns temperos para dar mais sabor.

Ingredientes:

308 g de alho descascado
1/2 maço de salsa
100 ml de óleo




Dica: O sal eu prefiro colocar no momento do preparo do alimento, mas pode ser adicionado no preparo acima, se preferir. Neste caso, pode ser colocado até 1 kg de sal. 

Preparo:

Em um processador ou liquidificador coloque o alho e deixe processar até que fique picado, aos poucos adicione o óleo e continue processando.

Quando estiver com uma textura mais pastosa, acrescente a salsa e o restante do óleo, deixe processar até que tudo fique bem picado ou homogêneo.




A textura do tempero depende do gosto de cada um.

Se for adicionar o sal, faça-o manualmente, mexa com uma colher ou pão duro.

Essa mistura deve ser conservada na geladeira - não na porta - e sempre coberta com um pouco de óleo para conservar.



Para evitar o cheiro nos potes, procure conservar em potes de vidro e se possível sempre o esterilize antes do uso.

Mais algumas dicas:


  • Você pode fazer ele sem a salsa;
  • Pode acrescentar cebola;
  • Pode fazer somente cebola e alho;

Obrigada pela vista e até breve...

2 comentários:

  1. Isis, tem ideia de quanto tempo dura na geladeira?
    bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Oi Lú!
    Aqui em casa não dura devido à utilização... se você usa pouco, e sem cebola, dura em média um mês.
    Beijos

    ResponderExcluir