quarta-feira, 3 de abril de 2013

Cuidados no preparo e na manipulação de alimentos - Carnes: lavar ou não lavar?


Olá!

Observando alguns lugares e sendo questionada por alguns leitores sobre questões da manipulação correta  de alimentos, resolvi começar uma série de algumas postagens sobre o assunto.

Existem vários tabus sobre alimentos e como devemos manipulá-los e prepará-los. Claro que no tempo de nossas avós as informações existiam, contudo, não tínhamos a internet para propagá-la com a agilidade e o conhecimento de diversos profissionais (como os da área de alimentos, saúde, entre outros) como hoje, dessa forma, muitas informações valiosas se perderam e outras eram passadas como um telefone sem fio, podendo chegar sempre de uma forma para um e para outro. 

Quando criança, via sempre as pessoas lavarem as carnes (frango, bovina, suína) e achava que era o correto e normal. Só que na verdade esse processo não é nada legal para a nossa saúde. Quando lavamos a carne ela se enche de água e todas as bactérias que estavam na superfície acabam penetrando para seu interior e se multiplicando, sem falar na grande perda de nutrientes que são eliminados com a água, ou seja, o que precisamos é levado ralo à baixo e o que queremos eliminar acaba ficando no alimento. 

Mas e o peixe? Pois é o peixe possui as escamas, a limpeza interna, como fica? Na culinária japonesa o peixe é limpo com um pano úmido sobre sua superfície e após a barrigada, passamos outro pano úmido e começa a preparação. E não pensem que isso causa uma sujeira na sua cozinha, de forma alguma. Os peixes com escamas devem ser descamados e passe o pano para limpeza. IMPORTANTE: Este pano deve ser o descartável.

Uma solução para quem quer limpar as carnes é utilizar água e vinagre. Experimente colocar em um recipiente limpo água, vinagre e a carne. Proceda com a limpeza, retirando do frango, por exemplo, aquela "gosma". Depois tempere e prepare à gosto. Dessa forma você irá higienizar o alimento e não perder os nutrientes. As bactérias que normalmente ficam na superfície do alimento, serão eliminados com o processo de cocção do alimento, ou seja, quando o alimento tem sua temperatura elevada à 74º C.

Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário