domingo, 17 de março de 2013

Você sabia? Que a Ásia




A Ásia é o maior continente do mundo. Com mais de 50 países, não surpreende que seu povo e cultura sejam muito variados. O arroz se adapta muito bem ao clima chuvoso típico da região, por isso é usado em muitos pratos. Nativos da Ásia, o gengibre e o alho também são muito aproveitados na culinária local.




Vamos falar agora sobre alguns países da Ásia.

China
Com mais de 1 bilhão de habitantes, a China é o país mais populoso do mundo. O que se come lá varia de região para região. No norte, macarrão e pãezinhos; no sul, o arroz é o ingrediente principal. Em vez de garfo e faca, os chineses usam o hashi (os famosos palitinhos) para comer; somente a sopa é tomada com colher.

Japão
O Japão faz parte do "Círculo de Fogo", um grupo de ilhas formadas por vulcões no Oceano Pacífico. Seu território é montanhoso e impróprio para pastagens. O arroz é um ingrediente muito comum e incluído em quase todas as refeições. Como estão cercados por água, os japoneses consomem muito mais frutos do mar do que carne e frango. Na culinária japonesa, a apresentação do prato é bastante valorizada.

Tailândia
Ao contrário dos países vizinhos Vietnã e Camboja, a Tailândia nunca foi colonizada por europeus. E, diferentemente dos chineses, japoneses e outros povos do sudeste da Ásia, os tailandeses comem a maioria das refeições com garfo e faca. 
A Tailândia é o maior exportador de arroz do mundo; produz mais de 5 mil variedades desse alimento. Além do arroz, a principal característica de sua culinária são os cinco sabores sempre presentes nos pratos: doce, apimentado, azedo, amargo e salgado.

Vietnã
Durante a maior parte de sua história, o Vietnã esteve sob o domínio de outros países, como a China e a França. Assim, a culinária vietnamita tem influência desses dois países. Uma comida muito popular é o banh mi, um sanduíche feito com temperos asiáticos e um patê introduzido pelos colonizadores franceses. Outro destaque é a sopa de macarrão chamada pho.

Uma culinária de sabores exóticos e texturas diferenciadas, repleta de detalhes. Um continente onde cada país coloca em sua arte gastronômica a religiosidade, sua cultura. As especiarias locais que dão um toque especial em cada prato, repleto de aroma, detalhes e peculiaridades. 


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário