segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Projeto Tour Rio de Janeiro II - Jardim Botânico


Domingo de céu azul, sol e vontade de ver um lugar bonito... destino: Jardim Botânico.

Chegamos um pouco tarde, apesar do parque funcionar de 08:00 às 17:00, eu gosto de chegar cedo para conseguir um estacionamento tranquilo e aproveitar as primeiras horas da manhã, ao som de pássaros e uma suave brisa.

Apesar do feriado, achei um pouco cheio, mas aproveitamos bem, principalmente porque conseguirmos ver o último dia da exposição "Orquídeas na Primavera". Uma belíssima exposição com diversos exemplares premiados exibidos na estufa e uma feira com venda de várias espécies.

O Jardim Botânico do Estado do Rio de Janeiro, surgiu em 1808 quando D. João VI solicitou a  desapropriação do engenho de cana-de-açúcar da Lagoa Rodrigo de Freitas para a construção de uma fábrica de pólvora que funcionou até o ano de 1831. 

Juntamente com a fábrica de pólvora, D. João VI solicitou que fosse criado um jardim para o cultivo e adaptação de plantas e especiarias do Oriente. O jardim foi chamado de Horto Real, onde várias espécies exóticas como a mangueira, jaqueira e o abacateiro, espécies vindas da Ásia, América Central e México, puderam se adaptar. 

No ano de 1822, o Jardim Botânico foi aberto à visitação. Lá trabalharam grandes especialistas como o Frei Leandro, Serpa Brandão, João Barbosa Rodrigues, Pacheco Leão, entre outros. 

É onde se encontram riquezas do patrimônio histórico e cultural com obras datadas desde o século XVI como: 
É um local que está sendo bem conservado e possui a ajuda de várias empresas e instituições como a Fundação Roberto Marinho e a empresa Tramontina.





Possui o museu do meio ambiente, com entrada franca. E uma lanchonete para um bom café.

Nos arredores do parque fica o Jockey Club Brasileiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas, restaurantes para um bom fim de tarde como o Boteco Belmonte, a Sorveteria Itália, a Livraria Ponte de Tábuas com seu maravilhoso café...

Assista ao vídeo e veja mais imagens do local:

video



O Jardim Botânico fica na Rua Jardim Botânico, 1008.
Tel. (21) 3874 - 1808 

Bom passeio!!!

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário