terça-feira, 31 de julho de 2012

História do Vasco da Gama

O Clube de Regatas Vasco da Gama foi fundado em 1898 em 21 de agosto, de princípio somente o remo estava como modalidade esportiva. Sempre foi um clube democrático, pois na década de 20, quando os outros times não aceitavam negros, operários e pobres nas equipes o Vasco entrou em campo com eles, provocando uma cisão no Campeonato Carioca.

O time surgiu após a fusão dos times Luso, do Centro Português de Desportos e do Lusitânia F. C., que acabaram se fundindo com o Vasco, apesar da disposição dos remadores, no dia 26 de novembro de 1915. O outro passo seria a filiação à Liga Metropolitana de Football, mas não havia dinheiro necessário - 500 mil réis.

O Vasco estreou na terceira divisão, levando uma goleada impiedosa (10 x 1) contra o Paladino F. C. no dia 3 de maio. O autor do 1º gol vascaíno na história foi Adão Antônio Brandão. Em 1917, o Vasco já está na segunda divisão e conta com sua torcida apaixonada, pois acabara com a discriminação racial no clube.

Essa paixão foi a principal força que levou ao primeiro título: campeão da Segunda Divisão em 1920. A democracia fez bem ao Vasco, que em 1922 alugou um campo na rua Morais e Silva, na Tijuca, e tirou o técnico uruguaio Ramon Platero do Flamengo.

De sucesso em sucesso, o clube chega à primeira divisão ao vencer a equipe Mangueira, Vila Isabel, Americano, Carioca e Palmeiras. O primeiro jogo é sempre difícil. O Vasco não passa de um pálido empate (1 x 1) em sua estréia na primeira divisão, jogando contra o Andaraí. No segundo jogo, surpresa: o Botafogo leva 3 a 1.

E o Vasco vem ai. Caem em seqüência Flamengo, América, Fluminense e Bangu. Até que o Flamengo é eleito por todos os derrotados para vingá-los numa partida no estádio das Laranjeiras.

No próximo jogo, Flamengo 3 x 2, com um gol legítimo do Vasco invalidado pelo juiz. Em 1923, o primeiro título carioca. Muitos se perguntavam como pode um time formado por negros e que tinha acabado de subir para a primeira divisão já ser campeão. 

O time do nosso primeiro Carioca na Primeira divisão foi: Nélson Chofer, Leitão e Mingote, Claudionor, Bolão e Artur, Paschoal, Torterolli, Arlindo, Ceci e Negrito.

No ano de 1927 no dia 21 de abril o Vasco funda um dos nossos maiores patrimônios, o São Januário, que é até hoje um dos melhores e mais bonitos estádios do Brasil. Nessa década nos consagramos mundialmente vencendo o River Plate (chamado de La Maquina à época) e fomos Campeões Sul - americanos do Torneio America Del Sur, atual Libertadores. Fomos campeões brasileiro em 74, e ganhamos mais1 carioca na década de 70. 

Entramos na década de 80 vencendo o Campeonato Carioca de 82. Em 1987 / 1988 fomos Bicampeões do Campeonato Carioca. Depois de 15 anos sem um grande título nacional, vencemos o Campeonato Brasileiro de 1989, com muita raça.

Só tivemos alegria com o TriCampeonato Carioca 92/93/94 e também com a vitória do Torneio João Havelange em 93 em cima do Mogi-Mirim.

E em 94tivemos uma equipe unida, com revelações, como Valdir, um grande atacante. Não podemos deixar  de destacar os dois gols do Jardel na final de 94 contra o Fluminense quando demos um show de bola, numa ótima partida. Sem dúvida, uma história recheada de alegrias e títulos que fizeram do Vascão um time vencedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário